Porque fazer limpeza de pele ajuda a rejuvenescer

Fazer limpeza de pele regularmente pode fazer com que os sinais do tempo demorem mais a aparecer. A pele estando limpa torna mais difícil o aparecimento de espinhas, cravos e manchas mais fortes.

limpeza-de-pele-1

A poluição do dia a dia, o sol, o cloro da piscina, os cosméticos, todos esses são fatores que ajudam a entupir os poros e a causar a desidratação da pele do rosto, que é sempre a mais atingida. Dependendo do tempo de uso de maquiagem ou de exposição às intempéries, a pele fica mais ou menos desgastada.

Para protegermos bem nossa pele é importante retirarmos toda a maquiagem antes de dormir, principalmente da área dos olhos que tem a pele muito mais sensível. Usar uma loção desmaquilante, e lavar o rosto com água fria antes de deitar, ajudará a pele a respirar e se regenerar naturalmente durante o sono. Passar um hidratante anti sinais noturno também é muito efetivo.

Quando somos mais jovens não damos a devida atenção ao cuidado com a pele, acreditamos que, justamente pela jovialidade, estamos imunes aos agentes causadores do envelhecimento rápido da pele. O ideal, é começar a usar cremes antissinais a partir dos 20 anos.

Para ajudar o processo de hidratação e regeneração da pele, devemos fazer uma limpeza mais apurada de tempos em tempos. É possível fazer esse procedimento em casa, com produtos fáceis de encontrar no dia a dia.

Como fazer limpeza de pele em casa

limpeza-de-pele-2

Antes de fazer uma limpeza de pele caseira tenha certeza que seu rosto não está com nenhuma espinha inflamada ou outros elementos que possam causar uma irritação mais séria. Caso exista algum tipo de inflamação é aconselhável consultar um dermatologista.

A primeira coisa a ser feita, é abrir os poros corretamente. A melhor maneira é fazendo uma infusão de camomila para colocar o rosto no vapor:

  • Ferva 3 litros de água e coloque em um local onde você colocar o rosto e o vapor não sair pelos lados;
  • Coloque duas colheres de sopa de chá de camomila (a granel, se for em saquinho, use 4);
  • Encoste o rosto perto do vapor, não apóie a face no recipiente para não queimar a pele com o calor, mantenha uma distância de uns 20 cms. Mantenha os olhos fechados. Fique recebendo os vapores do chá por uns 15 minutos.
  • Seque o rosto com uma toalha de papel e passe um creme esfoliante (damos uma receita no final do texto) em movimentos circulares. Com os poros abertos esse creme retirará as impurezas. Não esprema cravos e espinhas.
  • Retire o excesso desse creme esfoliante e lave o rosto com água fria (fechando os poros), em alguns locais a pele poderá ficar avermelhada e logo ficará normal novamente.
  • Use uma loção adstringente e passe seu hidratante costumeiro.

Faça essa limpeza a cada 30 dias (pele seca e normal) e a cada 20 dias (pele oleosa). Não repita muito seguidamente, isso deixará a pele muito sensível e vulnerável.

Esfoliante caseiro (pelo seca, normal e mista)

1 colher de sopa de sal grosso + 1 colher sopa de azeite de oliva. Misture e use como explicado.

Esfoliante caseiro (pele oleosa)

1 colher de sopa de sal grosso + 2 colheres de sopa de iogurte natural. Misture e use como explicado.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *