5 dicas de cuidados com a pele oleosa

Ter cuidados com a pele oleosa, é fundamental para não ter problemas com cravos e espinhas. De todos os tipos de pele, a oleosa é a que mais está sujeita ao surgimento de manchas e erupções, devido ao excesso de produção de sebo pelas glândulas.

cuidados com a pele oleosa

Dessa maneira é importante que mulheres que possuem esse tipo de pele, mantenham o cuidado dobrado, tanto no calor que normalmente provoca o aumento da oleosidade, e também na hora de escolher os produtos para usar no rosto.

Tipos principais de pele

Existem 4 tipos principais de pele: seca, oleosa, normal e mista. Alguns profissionais não colocam a pele mista como um tipo separado considerando-a na categoria “normal”. A pele normal é a que não tem sinais de ressecamento nem de oleosidade, a pele seca tem a tendência de conter rachaduras, a oleosa contém um brilho excessivo e a mista apresenta características de seca e oleosa em pontos específicos do rosto.

Para saber qual é o seu tipo de pele, utilize um lenço de papel limpo. Pressione o lenço na testa e observe. Se houverem sinais de umidade gordurosa, provavelmente sua pele é oleosa, se o lenço sair limpo sua pele pode ser mista, normal ou seca. Para definir qual dos três tipos observe se existem rugas de expressão nos olhos e cantos da boca mesmo em uma pele jovem. Se existir, então sua pele tem tendência para seca.

5 dicas para ajudar nos cuidados com a pele oleosa

Separamos 5 dicas importantes para ajudar a cuidar da pele oleosa. Cada mulher tem um tipo de ritual de limpeza, mas o excesso de gordura pede cuidado extra.

1 – Limpeza

Lavar o rosto todas as manhãs é importante para qualquer tipo de pele. Se a sua pele é oleosa, o ideal é usar um sabonete em barra que contenha elementos adstringentes como frutas cítricas ou ainda a base de ervas. Faça movimentos circulares com a espuma do sabonete e enxágue muito bem para não causar irritação.

2 – Proteção

Pele oleosa tende a ficar ainda mais oleosa com o calor, usar um protetor solar deve ser hábito diário. Existem cremes hidratantes que possuem fator de proteção, use pelo menos o FPS 30, e peles muito claras precisam do 45, ou 60.

3 – Produtos

Prefira produtos que sejam próprios para pele oleosa. Cremes hidratantes a base de água e procure evitar óleos de banho e sabonetes com óleos naturais de castanhas ou manteiga de karité e cacau.

4 – Alimentação

Nossa pele reflete o que comemos, assim escolha alimentos com pouca gordura e condimentos. Prefira os queijos brancos aos amarelos e beba bastante líquido para manter o corpo hidratado naturalmente. Fuja de aperitivos como amendoim e castanhas que contém alto teor de gordura.

5 – Hábitos do dia a dia

Dormir pelo menos 6 horas por noite é importante para que a pele possa se recuperar das atividades do dia. Remover completamente a maquiagem antes de dormir é primordial para não haver surgimento de cravos, espinhas e outras erupções. Permita-se essas horas de descanso para melhorar os cuidados com a pele oleosa.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *