Como limpar o esmalte sem usar acetona

Limpar o esmalte das unhas, cada vez que resolvemos experimentar uma cor nova ou fazer testes com desenhos, pode enfraquecer as unhas e ressecar as cutículas, principalmente se usarmos removedores a base de acetona.

limpar-o-esmalte

Se você é viciada em pintar as unhas, já deve ter percebido que o uso constante de acetona resseca a pele da cutícula e também pode deixar as unhas sem brilho e quebradiças. Fora que o cheiro da acetona pode causar dores de cabeça em pessoas mais sensíveis.

A acetona é um componente volátil (dispersa no ar) e, se for inalada com frequência pode causar tonturas e ânsia de vômito. Se for ingerida, causará irritações e queimaduras na garganta e vias aéreas. Ou seja, o produto faz mal à saúde e não deve ser usado com frequência.

Atualmente, existem removedores de esmalte que não contém acetona, são bem mais caros e difíceis de encontrar em lojas comuns. A sorte é que existem vários métodos para remover o esmalte com produtos que temos em casa normalmente.

7 maneiras de limpar o esmalte com produtos comuns

Veja os produtos do nosso dia a dia que limpam o esmalte das unhas com eficiência.

1 – Água morna

Mergulhe as mãos em água morna por, pelo menos, 25 minutos e então retire o esmalte, que estará amolecido com o auxílio de um pedaço de tecido seco e limpo. Tome cuidado para não deixar a água muito quente e sofrer queimaduras.

2 – Esmalte escuro para unhas

Caso tenha um esmalte mais escuro do que o que está tentando remover, poderá usa-lo para limpar a unha da cor mais clara. Para fazer isso é só passar uma camada espessa do esmalte escuro em cima da unha e retirar com uma bola de algodão enquanto está molhado. Faça isso rapidamente antes do esmalte secar.

3 – Spray para cabelo

O spray fixador para cabelos também removerá o esmalte rapidamente. Aplique o produto nas unhas e use o algodão para retirar. Suas unhas poderão ficar ressecadas e descamando, remova o produto rapidamente com uma lavagem com bastante água.

4 – Perfumes

Em caso de emergência é possível usar um perfume para remover o esmalte das unhas. Embeba um algodão com perfume e passe nas unhas fazendo uma leve pressão. O esmalte deverá sair rapidamente. Isso acontece porque os perfumes costumam ter elementos voláteis em suas fórmulas.

5 – Desodorante corporal

Outro removedor natural do esmalte das unhas é o desodorante corporal em spray. Aplique uma quantidade do produto em cima das unhas (espirre de longe para não espalhar muito) e remova com o algodão.

6 – Base para unhas

Sua base para unhas também é um excelente removedor de esmaltes. Passe uma camada espessa da base nas unhas e remova rapidamente com uma bola de algodão, antes que seque. Esmaltes muito escuros podem precisar de uma segunda aplicação de base.

7 – Vinagre e limão

Faça uma mistura com uma colher de sopa de suco de limão e uma colher de sopa de vinagre branco e aplique sobre as unhas usando um algodão. Faça uma mistura nova sempre que precisar.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *