Como cuidar de cabelos com luzes

Usar cabelos com luzes é uma ótima opção para apresentar um visual diferente sem mudar completamente a cor do cabelo. Esse artifício encanta morenas que querem iluminar algumas mechas, e também as louras que desejam um tom ainda mais platinado.

cabelos-com-luzes-1

Como todo procedimento que envolve cor nos fios, para reproduzir essas mechas iluminadas é preciso fazer um processo químico que, aos poucos, vai deixando o cabelo sem vida, quebradiço e ressecado.

O significado das luzes, não é descolorir grandes partes do cabelo e sim clarear mechas separadas ao longo de todo couro cabeludo. Alguns procedimentos usam a famosa touca com furos onde “puxam-se” alguns fios para fora, ou então separar as mechas usando pedaços de folha de papel alumínio.

Seja qual for o processo utilizado, esses fios de cabelo que receberam o processo químico, ficarão mais enfraquecidos e propensos ao ressecamento. Para evitar que o cabelo se danifique completamente, separamos algumas dicas que ajudarão a manter as luzes bonitas por muito mais tempo.

5 dicas para manter os cabelos com luzes sempre bonitos

A maioria das mulheres que fazem luzes geralmente tem o cabelo escuro e as mechas ficam aloiradas, existem outras cores como cobre e vermelho, mas como o padrão é puxar para o loiro, o processo envolve muitas vezes uma descoloração, que agride muito os fios.

cabelos-com-luzes-2

1 – Shampoo correto

Depois de fazer luzes, é indicado não lavar o cabelo todos os dias, pois isso aumenta o ressecamento e ajuda a desbotar mais rápido. Se as mechas estiverem aloiradas é bom usar um shampoo roxo, uma vez por semana, para provocar o amarelamento. Prefira shampoos próprios para cabelos com química, a composição ajudará a manter um tratamento mais adequado.

2 – Hidratar

Cabelos com química precisam de cuidados eternos, e os louros ainda mais. Faça máscara de nutrição ou uma reconstrução toda semana ou, pelo menos, a cada 15 dias. Usar um leave-in também é bom para manter o cabelo macio e selar as cutículas. Passe o produto no cabelo ainda úmido.

3 – Exposição ao sol

Procure sempre utilizar uma proteção nos cabelos quando foi à piscina ou praia, os raios solares aumentam o ressecamento e promovem a mudança da cor. Caso não possa esconder os fios aplique produtos com FPS (fator de proteção solar) para minimizar os danos.

cabelos-com-luzes-3

4 – Calor

Mechas aloiradas precisam ficar longe de equipamentos como babyliss, chapinha e secador, e se não for possível deixar de usar esses elementos é preciso proteger bem os fios. Passe um spray ou creme de proteção antes de utilizar esses artifícios. Aplique em todo o cabelo, desde a parte de cima até as pontas.

5 – Piscina

Tons aloirados artificiais correm o risco de ficarem esverdeados em contato com o cloro da piscina. A melhor maneira de proteger seria usando uma touca de mergulho, porém nem todas as mulheres gostam de usar esse acessório. Se você for uma dessas que não gostam, passe condicionador antes de molhar os cabelos na piscina ou no mar. Após o mergulho lave o cabelo o mais rápido possível para retirar resíduos.

É muito bom ter à disposição elementos que tornem os cabelos mais bonitos, mas é preciso ficar atenta às diversas maneiras de conservar essa beleza por muito mais tempo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *